Quantcast
Channel: 17º Festival Internacional de Arte Contemporânea SESC_VIDEOBRASIL
Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

Primeiro livro brasileiro sobre Olafur Eliasson chega às lojas

$
0
0

A primeira publicação brasileira sobre Olafur Eliasson chega às livrarias na próxima semana. Realizado pela Associação Cultural Videobrasil em parceria com o SESC, Olafur Eliasson – Seu corpo da obra (Edições SESC SP, 488 págs, R$ 60) registra e aprofunda a experiência da exposição do artista no Festival. Seu corpo da obra continua em cartaz nos SESCs Pompeia e Belenzinho até o dia 29 de janeiro, depois de ter sido vista por mais de 300.000 pessoas.

Com edição bilíngue, o livro reúne ensaios fotográficos que exploram as onze instalações exibidas por Eliasson no Brasil, como Cachoeira, que ocupa o deque do SESC Pompeia, Take Your Time, espelho suspenso sobre o Octágono da Pinacoteca de São Paulo, e Sua cidade empática, criada em colaboração com o cineasta brasileiro Karim Ainouz.

A intervenção Your new bike, na qual Eliasson fez espalhar por São Paulo 12 bicicletas com as rodas substituídas por espelhos, é objeto de um dos capítulos, enquanto ensaios fotográficos adicionais registram experiências realizadas pelo artista nas ruas de São Paulo, como parte de seu processo de aproximação com a cidade.

Em textos criados para a publicação, a curadora Lisette Lagnado e o pesquisador Guilherme Wisnik relacionam a obra de Eliasson a manifestações brasileiras contemporâneas em campos como arte e arquitetura.

Em entrevista ao curador da exposição e organizador do livro, Jochen Volz, o artista fala de suas percepções da cidade, comenta os espaços ocupados pela exposição e pensa sobre o papel da arte no mundo contemporâneo. “A arte não é necessariamente uma solução, mas uma metodologia para integrar crítica e ação”, afirma.

“O livro é parte da exposição, e não meramente seu registro; inclui séries fotográficas retratando as pancadas de chuvas de verão, lojas de luminárias da rua da Consolação e edifícios públicos que capturaram o interesse do artista com seus espaços radicais de concreto”, explica Volz, diretor artístico do Instituto Inhotim (MG). “Essas séries não têm caráter documental; elas são o resultado da investigação que o artista realizou sobre a cidade, investigação que serve de matriz para o desenvolvimento de seu trabalho”.

Primeira individual do artista na América Latina, a exposição Olafur Eliasson – Seu corpo da obra terá ainda um importante desdobramento: um filme em que Karim Aïnouz interpreta a obra de Eliasson a convite do Videobrasil. Com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2012, o filme integrará a série Videobrasil Coleção de Autores.

O livro Olafur Eliasson – Seu corpo da obra estará à venda nas lojas do SESC, na livraria virtual da instituição (www.lojasescsp.org.br) e em livrarias paulistanas a partir de 23 de janeiro.

Com relação preço-qualidade incomum no mercado, ele é fruto da mesma parceria que realizou, em 2010, Joseph Beuys – A revolução somos nós, contemplado com um prêmio Jabuti na categoria Livro de Arte em 2011.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

Latest Images

Trending Articles





Latest Images